Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Especialização em Educação Museal: inscrições abertas de 1 a 11 de setembro

Lançado edital de divulgação do concurso de seleção para ingresso no curso de pós graduação em nível de especialização de Educação Museal da parceria entre Museus Castro Maya, Museu da República e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

Prezados Senhores,

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é um conjunto de atividades de arte-educação que estimula a troca de conhecimento, a fim de desenvolver a consciência crítica e transformação social. Um dos objetivos é criar um espaço de reflexão e sensibilização para a arte e cultura, propiciando o acesso à população, com atendimento especial para alunos de escolas públicas, universidades, pessoas com necessidades especiais e idosos.

Assim, convidamos as instituições para realização de visitas mediadas. Além de percorrer as exposições, também serão oferecidas oficinas de arte-educação com temas pertinentes à programação do espaço. Os alunos ainda receberão um lanche na despedida da instituição. O Programa também contempla a participação das instituições em sessões de espetáculo e cinema, em debates e palestras na programação do Cinema e Teatro.


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Palestra do Projeto Museu de Ideias - 19 de agosto


Lançamento do Livro: O museu que Caio inventou


Encontro Brasileiro de Museus Casas - Museografia e recepção: (pro)vocações - 11 a 13 de agosto

A Fundação Casa de Rui Barbosa está promovendo, de 11 a 13 de agosto, o Encontro Brasileiro de Museus Casas Museografia e recepção: (pro)vocações.
O evento tem como proposta uma reflexão conceitual sobre dois temas que se articulam e são de extrema importância para o universo dos museus casas: a museografia e a recepção. Enquanto o primeiro nos coloca diante de desafios, abrangendo uma gama de variáveis, que vão da pesquisa aos aspectos relacionados à gestão; o segundo nos remete à constante necessidade de dialogar com o público, não apenas no que se refere ao atendimento de suas demandas, mas, também, na qualidade do serviço que está sendo prestado pela instituição.
Taxa de inscrição : R$ 80,00 (profissionais) R$ 50,00 ( estudantes, professores e servidores do MinC). Informações e inscrições:museu@rb.gov.br / 21 3289.8682 / 8683. 

Programação
Informações