Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quinta-feira, 30 de maio de 2013

XV Conferência do MINOM - Rio de Janeiro Agosto

XV Conferência Internacional do MINOM
Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social
Museu da República, Museu da Maré e Museu de Favela
8, 9 e 10 de Agosto 2013
Pré - XXIII Conferência Geral do ICOM
A equação “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social” não é uma fórmula, é uma provocação, é um desafio ao pensamento. Compreendê-la como fórmula, é desistir de compreendê-la. Trata-se de uma espécie de “poematemática” ou de “põem a temática”, de uma brincadeira, de um gesto lúdico que tem a intenção de dizer que a arte e a ciência dependem da memória e da criatividade e que a força e a potência dos museus podem ser multiplicadas pela articulação e associação entre memória e criatividade, e que tudo isso pode desaguar na transformação social. Sem criatividade a memória fica estagnada, sem memória a criatividade é impossível. A articulação ampla e multiplicadora entre Museu, Memória e Criatividade pode contribuir para a transformação social.

O Movimento Internacional da Nova Museologia (MINOM) encampa sem restrição o tema proposto pelo ICOM e reconhece que esse é um tema que lhe diz respeito, um tema pelo qual tem lutado, desde a sua fundação. Por tudo isso, o MINOM realizará no Brasil, no período de 8 a 10 de agosto de 2013 a sua XV Conferência Internacional, com o apoio do Museu da República, do Museu da Maré, do Museu de Favela, da Associação Brasileira de Museologia e do ICOM.

Durante três dias o MINOM estará dedicado à teoria e à prática da museologia social, da sociomuseologia. O primeiro dia do encontro será voltado para a apresentação de experiências de sociomuseologia no Brasil e no Mundo, um espaço de intercâmbios e articulações com as teorias e reflexões inovadoras no campo da museologia social. O GT1, voltado para os debates de caráter reflexivo, estará concentrado no tema proposto pelo ICOM e no intercâmbio com produções teóricas e suas articulações com as práticas e processos museais inovadores; o GT2 abrirá espaço para outras questões de interesse dos participantes do encontro. Teoria e prática, no âmbito do MINOM, não estão dissociados. O MINOM é práxis e é isso o que vamos vivenciar em sua XV Conferência Internacional, realizada no Brasil, na cidade Rio de Janeiro, com possibilidades de articulação com outras cidades.        

Programa
Dia
Hora
Local

8
9:00 / 12:00
Museu República
Sessão de Abertura
Enquadramento
Problematização
12:00/ 13:00

Almoço
13:00 / 18:00
Museu República
Apresentação de Experiências de Sociomuseologia no Brasil e no Mundo
20:00/ 22:00
Museu República
Convívio na Lapa
9
9:00/ 12:00
Museu República
Grupo de Trabalho 1
Museu (Memoria + Criatividade) = Mudança Social
Grupo de Trabalho 2
Roda de debate/aberto para sugestão
12:00/ 14:00

Almoço e ida ao Museu da Maré
14:00/ 18:00
Museu da Maré

Visita e debate Museu da Maré


18:00/ 22:00
Museu da Maré

Grupo de Trabalho 1
Museu (Memoria + Criatividade) = Mudança Social
Grupo de Trabalho 2
Roda de debate/ aberto para sugestão
10
9:00/ 12:00
Museu República
Assembléia Geral do MINOM /Plano de Ação 2013-2016
Conclusões dos Grupos de Trabalho
12:00/ 14:00

Almoço e ida ao MUF
14:00/ 22:00
MUF
Visita debate MUF
Encerramento



Atividades do MINOM com Comitês Internacionais durante a XXIII Conferência Geral do ICOM
·       Atividade conjunta: CAMOC International Committee for the Collections and Activities of Museums of Cities. Vivência no território do MUF com a participação das seguintes iniciativas museais: Museu da Maré, Museu do Horto, Ecomuseu Nega Vilma, Museu Sankofa da Rocinha e Museu Vivo de São Bento de Duque de Caxias.
·       Atividade conjunta: COMCOL International Committee for Collecting. Oficina no Museu da Maré sobre memória como patrimônio intangível.
·       Atividade conjunta: Realização de Palestra no âmbito da programação do CECA .
·       Atividade conjunta: Realização de Palestra no âmbito da programação do ICTOP.
·       Atividade conjunta: Realização de Palestra no âmbito da programação do DEMHIST.
·       Workshop “Experiências e Metodologias de Sociomuseologia no Brasil”. Apresentação de experiências de Museus comunitários no Brasil (Espaço de Ação Democrático).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


BOLETIM DE INSCRIÇÃO
XV Conferência Internacional do MINOM
8, 9 e 10 de Agosto 2013
Rio de Janeiro
Nome

Endereço
Cidade
País
Instituição
E-mail:

Gostaria de apresentar sua experiêcia?
Título da apresentação

Sugestão para debate (GT2)


Membro MINOM e de museus parceiros
30,00 Rs

Estudante
20,00 Rs

Outros
40,00 Rs

Programação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário