Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Oficina de Estudos da Preservação escolhe como tema a Convenção da Unesco

Será realizada no dia 28 de julho, às 14 horas, a palestra “Convenção Unesco sobre a Diversidade das Expressões Culturais: Compartilhando Experiências”, promovida pela Oficina de Estudos da Preservação, que está completando seu décimo ano. O evento acontecerá no auditório da sede do Iphan/RJ, localizado na Av. Rio Branco, 46 e a entrada é franca.

A palestra será ministrada por Guilherme Mendonça e Manuela Castilho, respectivamente, advogado e produtora cultural e a proposta é compartilhar com o público as atuais discussões relativas à Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada em 2005, bem como sobre a criação do Projeto Rede U40, atualmente composto por 50 integrantes de todo o mundo, com o objetivo de aumentar a visibilidade da Convenção.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Blog da REM-RJ entre os 30 mais votados novamente

O Blog da REM/RJ ficou mais uma semana entre os 30 mais votados no prêmio Top Blog 2011.
Agradecemos seu voto.
Vamos continuar divulgando as ações museais do Estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil!
Vote!
Divulgue!
http://www.topblog.com.br/2011/top30/

quarta-feira, 20 de julho de 2011

“¨Cidadania, Homofobia e Diversidade Sexual¨

A área de Projetos Sociais/MHN e a Associação Ser Cidadão, com o apoio do CRAS Renascer, núcleo Andaraí, promovem no dia 25 de agosto, a partir das 9h30m, no auditório do Museu Histórico Nacional, a palestra “¨Cidadania, Homofobia e Diversidade Sexual¨, com Sergio Camargo, Assessor Chefe de Gabinete da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de janeiro.

I Seminário Estadual de Acessibilidade em Instituições Culturais-RJ

clique na imagem para ampliá-la

Blog da Rem-RJ está entre os 30 mais votados do prêmio Top Blog 2011

O blog da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro está entre os 30 primeiros colocados no prêmio Top Blog 2011.
Sua participação foi fundamental para isso!
Continue divulgando o blog e faça mais pessoas votarem!

clique na imagem para ampliá-la

sábado, 16 de julho de 2011

Oficina de Capacitação em Estudos de Público - IBRAM, SIM/RJ, REM/RJ

O Departamento de Processos Museais do IBRAM, através da Coordenação de Museologia Social e Educação, em parceria com o Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro e a Rede de Educadores em Museus tem o prazer de convidá-lo a participar da Oficina de Capacitação em Estudos de Público, ministrada pela prof. Drª Rosane Carvalho, no auditório do Museu Histórico Nacional, Pr. Marechal Ancora, S/Nº - Centro, nos dias 03, 04 e 05  de agosto, e a 2ª etapa nos dias 16, 17 e18 de agosto,  nos seguintes horários: dias 03/08, das 14h00 às 17h00; dias 04/08, 05/08, das 9h00 às 17h00, dia 16/08 das  14h00 às 17h00, 17/08 e 18/08 das 9h00 às 17h00.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Encontro da REM - 11 de julho - Museu da República

clique na imagem para ampliá-la

Ciclo de Palestras - Museu Nacional de Belas Artes

clique na imagem para ampliá-la

Música de Câmara Carioca

clique na imagem para ampliá-la

XV Congresso Brasileiro de Folclore

clique na imagem para ampliá-la

Gestão de Museus: Experiências e desafios - Ciclo de Debates CCJF

clique na imagem para ampliá-la

Museu Imperial - Reabertura da Casa de Cláudio de Souza

clique na imagem para ampliá-la

Encontro com a História - 2011

clique na imagem para ampliá-la

Arte de Portas Abertas - Santa Teresa

Casa de Rui Barbosa - Informe Mensal

Informe mensal - de 1º a 31 de julho de 2011
Rui e o Brasil contemporâneo
Ciclo de palestra mensal. Dois palestrantes abordarão o mesmo tema no período de Rui Barbosa e no contemporâneo. Na estreia, "Rui e os direitos sociais", com Christian Edward Cyril Lynch (Unirio/UGF/UFF), e "Direitos 
sociais hoje", com Wanderley Guilherme dos Santos (presidente da FCRB). Dia 5 de julho, às 14h30, no auditório. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4645.
Prêmio Casa de Rui Barbosa
O edital do co ncurso já pode ser consultado no portal. As monografias devem ser relacionadas aos acervos bibliográficos e arquivísticos da FCRB. Inscrição até o dia 23 de setembro de 2011. Informações: pesquisa@rb.gov.br / (21) 3289-4631.
Machado de Assis em linha n° 7Está no ar o sétimo número de Machado de Assis em linha, revista eletrônica com artigos de autores do Brasil e do exterior em torno de diferentes aspectos da obra de Machado de Assis.
II Seminário Internacional de Políticas Culturais
O setor de Pesquisa de Política e Culturas Comparadas anuncia os trabalhos selecionados p ara o seminário que será realizado em setembro de 2011.
Arte-Indoportuguesa: urbanismo, arquitetura e artes decorativas
Estão abertas as inscrições para o curso sobre a arte produzida sobre influência portuguesa no Oriente, ministrado pelo arquiteto e historiador português Helder Carita. Mais informações: (21) 3289-4663.
Um domingo na Casa de Rui Barbosa
Em julho a série homenagei a os escritores Monteiro Lobato, Maria Mazzetti e Silvia Orthof. Estão previstas as seguintes atividades: contação de história, oficina literária e visita dramatizada ao Museu. Dia 3 de julho, às 14h30, no jardim e no Museu. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4683.
Memória & Informação
Palestra "As políticas publicas para bibliotecas no Brasil", ministrada pela professora Elisa Machado, professora da Unirio e coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional. Dia 6 de julho, às 14h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4651.
Colóquio Espiral Terra, mundo Brasil
O tema em julho é "Devir-favela das cidades e devir-cidade das favela s", com a participação de Alexandre Mendes (defensor público), Emilia de Souza (Associação dos Moradores do Horto) e Gerardo Silva (Universidade Federal do ABC / UFABC). Dia 7 de julho, às 14h, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4636
Memória & Informação
Palestra "Modelagem e status científico da descrição arquivística no campo dos arquivos pessoais', ministrada por Lucia Maria Velloso de Oliveira, doutora em ciências na área de História Social e chefe do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB. Dia 20 de julho, às 14h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4651.
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 Botafogo
Rio de Janeiro
comunica@rb.gov.br