Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curso de Extensão para professores - MAST

MAST ensina a fazer ciência

Curso de extensão para professores promete levar a experiência científica para a sala de ula


O       Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove, de 23 de agosto a 13       de setembro, o 3º Curso de Extensão para Professores: “Instrumentos       Científicos, Ciência, Território e Nação       (1870-1930)”.
Ao todo serão oferecidas 30 vagas. A carga horária é de 22       horas e as aulas acontecem sempre ás terças-feiras, de 14h às 18:30h. As       inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail atendimento@mast.br ou pelo telefone 3514-4229.      

Elaborado dela Coordenação de História da Ciência (CHC) e       pela Coordenação de Educação em Ciências (CED), o curso é voltado       principalmente para professores do ensino fundamental e médio nas       disciplinas de ciências, geografia e história, além de estudantes de       licenciatura.
Em pauta, uma abordagem interdisciplinar analisa o ensino da       ciência no País e destaca a importância e o funcionamento de alguns dos       instrumentos científicos para a área de inovação e       tecnologia.
De acordo com a coordenadora de História da Ciência do MAST,       Moema Vergara, a pesquisa científica não é um viés muito desenvolvido nas       salas de aula do Brasil. Por isso, o evento visa diminuir o abismo entre a       educação e a ciência. “Nós realizamos pesquisas que só aparecem nos livros       didáticos depois de muito tempo. Esse curso tem a função social de criar       um elo e de preencher essa distância entre os professores e os       cientistas”, avalia.
Entre os destaques, oficinas onde os       pesquisadores ensinam o profissional de educação a desenvolver réplicas de       instrumentos científicos para ampliar a compreensão do papel da ciência e       da técnica na formação dos estudantes. Entre as ferramentas está um       Teodolito, instrumento que mede ângulos, usado para mapeamento e       localização das estrelas que foi desenvolvido pelo pesquisador da       Coordenação de Educação do MAST, Ronaldo de       Almeida.
No final dos quatro encontros, os professores darão uma aula       para seus colegas de curso, utilizando os conteúdos adquiridos. A       experiência servirá para demonstrar de que forma os recursos passados pelo       curso serão ministrados em sala de aula. “Não queremos apenas passar       conhecimento, mas também aprender muito com eles. É um aprendizado mútuo,       onde os dois profissionais aprendem juntos”, conclui a pesquisadora Moema       Vergara.

Serviço
Museu de Astronomia e Ciências       Afins-       MAST
Rua General       Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Telefones:
Site:       www.mast.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário