Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

terça-feira, 3 de maio de 2011

Programa Terças Especiais - Museu do Folclore

Folclore na Educação é tema de palestras

O Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), dá prosseguimento na próxima terça-feira, 26 de abril, ao Programa Terças Especiais. O tema escolhido é Folclore na Educação: Uma abordagem contemporânea, que será apresentado em sete módulos pelo professor Dr. J. Gerardo M. Guimarães, nos meses de abril, maio, junho, julho, setembro, outubro e novembro.


As palestras acontecerão sempre das 18h às 21h, no auditório Elmano Ferreira Veloso, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo. São 40 vagas disponíveis, destinadas, preferencialmente, para educadores. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3924-7318 e 3924-735. Haverá certificação para quem tiver, pelo menos, 75% de aproveitamento dos encontros.

Com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação com educadores, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), através do Museu do Folclore, realiza uma terça-feira ao mês, através de palestras, colóquios, encontros e cursos que utilizam a cultura popular e sua aplicação no processo educacional.

Proposta: Gerardo Guimarães lembra que, “do ponto de vista legal, desde a edição da última Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a cultura popular está contemplada entre os temas que devem fazer parte do universo educacional, mas, ao que parece, continuamos a presenciar os equívocos de sempre, no que diz respeito ao trato do tema, tanto em sua concepção conceitual quanto pedagógica”.

O tema escolhido pretende oferecer aos participantes a oportunidade de refletir, vivenciar e praticar a cultura popular como ponto de referência cultural e, também, como base para o trabalho docente. “Vamos procurar evidenciar a urgência dos estudos, por parte dos docentes, de tão importante área da cultura brasileira”, afirma Gerardo Guimarães.

Perfil: O palestrante é membro efetivo e pesquisador da Associação Brasileira de Folclore; e professor conferencista da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes e doutor em Integração da América Latina, títulos obtidos pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou até o momento 14 livros sobre cultura popular, arte e literatura.

Confira as datas e temas dos módulos:

1º módulo - 26 de abril
- Das conceituações e das práticas, enfoques teóricos e atuação didático-pedagógica
2º módulo - 31 de maio
- Folclore e interdisciplinaridade
3º módulo - 28 de junho
- Relações entre estudo, pesquisa e projeção de folclore
4º módulo- 19 de julho
- Folclore como manifestação de cultura de docentes e discentes
5º módulo - 27 de setembro
- Folclore, literatura e arte
6º módulo - 25 de outubro
- A atualidade dos fatos folclóricos
7º módulo - 29 de novembro
- O conhecimento no âmbito das culturas populares: senso comum e base científica

Serviço: Auditório Elmano Ferreira Veloso, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Inscrições e informações: 3924-7318 e 3924-7354.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo




Minha Cultura Mostra Quem Sou
Centro de Estudos da Cultura Popular - CECP
Contato: Museu do Folclore (12) 3924.7318 / 3924.7354
São José dos Campos - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário