Apresentação

Car@s educador@s e colaborador@s da REM-RJ,

Estamos iniciando uma nova gestão e reestruturando nosso blog e redes sociais. Se você quiser divulgar ações educativas, cursos, oficinas, eventos e outras experiências, envie um e-mail para: boletimremrj@gmail.com. Acompanhe nossas atualizações cadastrando seu e-mail na caixa "Siga por e-mail" ao lado direito da página. Ajude-nos a fazer a REM-RJ crescer!

Cordialmente,

Comitê Gestor 2019-2021

domingo, 27 de março de 2011

Seminário Temático de Arte e Cultura Popular

Máquinas Poéticas

8 e 9 de abril de 2011
O Museu Casa do Pontal convida educadores, gestores de projetos socioculturais, estudantes universitários e demais interessados para a oitava edição da série de Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular. Nesta edição abordaremos o tema do movimento na arte, a partir da proposta da exposição temporária Máquinas Poéticas – em exibição no Museu Casa do Pontal – que promove o diálogo da obra de Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil, com a dos artistas populares Adalton Lopes, Nhô Caboclo, Laurentino e Saúba.

Vagas limitadas
Inscrições: producao@museucasadopontal.com.br
Outras informações: 2490-3278 / 2490-4013


*************************************************************************
Programação:
Sexta, 8 de abril
(aberto ao público em geral, mediante inscrições prévias)
9h30 - Chegada dos participantes
10h - Palestra “Movimento e Experimentação” com Luiz Camillo Osório (crítico de arte e curador do MAM-RJ) e Angela Mascelani (antropóloga e diretora do Museu Casa do Pontal)
14h - Mesa “Cenas Poéticas” com Mestre Saúba (artista e brincante) e Vicente de Mello (fotógrafo).
17h30 - Encerramento
Sábado, 9 de abril
(dedicado a educadores , gestores socioculturais e estudantes de pedagogia e licenciatura)
10h - Oficina de elaboração de propostas educativas e culturais com Mestre Saúba e Juliana Prado (atriz, arte educadora e coordenadora do programa educacional e social do Museu Casa do Pontal)
17h - Encerramento

Perfil dos participantes:

Luiz Camillo Osório
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor de Estética e História da Arte da UniRio. É crítico de arte e atualmente curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Autor de artigos, catálogos e livros de arte, como “Abraham Palatnik” publicado em 2000, pela Cosacnaify.


Angela Mascelani
Doutora em Antropologia Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Antropologia da Arte pela Escola de Belas Artes da mesma instituição. Autora dos livros “O mundo da arte popular brasileira” (2000) e “Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha” (2008). É Diretora do Museu Casa do Pontal.

Mestre Saúba
Antônio Elias da Silva, conhecido como Mestre Saúba, é natural de Carpina, PE. Aprendeu a confeccionar bonecos de mamulengo na juventude. Considerado um dos melhores escultores do gênero no Brasil, ficou famoso por alguns de seus trabalhos, como a boneca Dona Lindalva, em tamanho de gente, com quem ele se apresenta dançando; as obras de mamulengo que formam conjuntos, ou mesas e são articuladas e os bonecos ciclistas que se movimentam sob comando das mãos.

Vicente de Mello
Vicente de Mello é fotógrafo, especializado em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Seus trabalhos artísticos foram exibidos no Brasil e no mundo, como Bienal de Havana (1997), Museo del Barrio, de Nova York (2001), MALBA de Buenos Aires (2002) e Maison Européene de la Photographie, em Paris (2007). Em 2007, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).  É autor do livro Áspera imagem (Aeroplano, 2006).

Juliana Prado
Atriz, arte educadora e coordenadora do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal. Licenciada em Educação Artística da Universidade Metodista do Rio (Bennett). Foi coordenadora executiva da Casa das Artes da Mangueira e do Programa Educativo do CCBB-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário